fbpx

Enxoval do bebê: Checklist para você economizar.

6 minutos para ler

Montar o enxoval para bebê é, com certeza, uma das partes mais divertidas e gostosas da gestação. O coração das mamães se enche de alegria só de imaginar seus pequenos vestindo aquelas roupinhas lindas que vêem nas lojas.

Embora essa seja uma tarefa gratificante, não é tão fácil quanto imaginamos, principalmente para uma mãe de primeira viagem. O ideal é começar a comprar as coisas o quanto antes, caso contrário, você pode acabar se esquecendo de algum item.

Vários fatores devem ser considerados na hora de montar o enxoval do bebê, como a estação do ano em que o pequeno vai nascer, o tipo de tecido e o tamanho das roupinhas, o preço, a qualidade, entre outros. É muita coisa para decidir sozinha, não é mesmo?

Pensando nisso, decidimos criar um checklist para ajudar você a programar o enxoval do seu filho. Quer saber mais? Continue com a leitura!

Itens para a maternidade

O nascimento também deve ser considerado ao preparar o enxoval. Toda mamãe precisa de uma mala com itens específicos para levar para a maternidade, sendo eles:

  • 1 mala de maternidade;
  • 6 conjuntos de tamanho P ou RN;
  • 6 bodies tamanho P ou RN;
  • 6 pares de meias;
  • 18 fraldas RN;
  • 3 fraldinhas de boca;
  • 3 mantas ou cueiros;
  • toucas e luvinhas, caso o bebê nasça durante o inverno.

As mamães e os bebês costumam receber muitas visitas de parentes e amigos no hospital. Esse é um momento para fazer fotos e guardar recordações.

Se você quiser tornar essa fase ainda mais memorável, pode adicionar outros itens à lista da maternidade, como livro de assinatura para as visitas e um livro do bebê para registrar todos os detalhes do nascimento.

Roupas e acessórios

Para o dia a dia, após a saída da maternidade, há uma série de itens que devem estar à disposição das mamães e papais, no quarto da criança Confira o que você pode comprar.

Bodies

Essas são as peças de roupa que os bebês mais usam nos primeiros meses de vida — e é por isso que a maioria das mamães compra vários bodies. Você não precisa exagerar e adquirir uma quantidade muito grande do mesmo item.

Lembre-se de que bebês crescem rápido e o enxoval deve ser renovado com o passar dos meses. A nossa recomendação é que você tenha, nos primeiros meses:

  • 6 bodies de manga curta;
  • 6 bodies de manga longa.

Meias

Durante o calor ou o inverno, os bebês usam meias praticamente todos os dias. Para os primeiros meses, não há necessidade de comprar aquelas com antiderrapante, afinal, o seu filho vai demorar bastante para começar a andar. A nossa sugestão é ter:

  • 4 ou 5 pares de meias.

Culotes

Os culotes também são muito usados pelos pequenos e, por isso, devem aparecer no enxoval em maior quantidade. Existem dois tipos: aqueles que vão até o final da perninha, mas não cobrem os pés, e aqueles que cobrem tudo.

A nossa sugestão é que você compre três culotes de cada modelo, mas a divisão da quantidade pode ser modificada, de acordo com o gosto de cada um.

Macacões

Os macacões são os presentes que as visitas mais dão aos bebês. Como o seu filho, provavelmente, vai ganhar vários, você não precisa se preocupar em comprar muitas peças. O número ideal é de seis macacões para o enxoval.

Casacos

Mesmo que o seu filho não nasça no inverno, é essencial ter pelo menos um casaco. Durante o outono, por exemplo, as noites costumam ficar mais frias.

As mamães que moram mais ao sul do país podem comprar até três casacos. Tenha cuidado ao escolher o tecido dessa peça de roupa, pois muitos recém-nascidos costumam ter alergia à lã ou a outros tecidos felpudos.

Acessórios

Além das roupinhas, você, certamente, vai querer comprar alguns acessórios para deixar o seu bebê mais bonito e estiloso. Os mais básicos são luvas, mantas e toucas. Caso o seu bebê seja menina, então, você pode ousar um pouquinho mais na lista e comprar laços e faixas.

Roupas de cama e banho

Os itens necessários para o quarto do bebê são:

2 protetores de berço;

3 fraldas de tecido;

3 cobertores;

3 lençóis para o berço.

Já para o banho, o item mais importante, com certeza, é a toalha. O recomendado é que você compre um pouco maiores para que possa cobrir o seu bebê por completo. Há no mercado toalhas com capuz e essa é uma ótima opção para dias frios. Certifique-se de comprar pelo menos quatro toalhas para o enxoval do bebê.

Produtos de higiene

Agora, vamos aos itens de higiene básica. Existem lojas que vendem kits prontos, mas você também pode montar o seu, comprando os produtos separadamente. Veja quais deles não podem faltar:

  • 1 banheira;
  • 1 escova de cabelo;
  • 1 termômetro;
  • 1 bolsa térmica;
  • 2 babadores;
  • 3 caixas de hastes flexíveis de algodão;
  • 3 pacotes de algodão;
  • 3 lenços umedecidos;
  • 5 a 6 pacotes de fraldas descartáveis (para começar);
  • 2 sabonetes neutros;
  • 8 paninhos de boca;
  • 1 pomada para assaduras.

Mobiliário

Não podemos nos esquecer de que os bebês precisam de alguns móveis e equipamentos especiais. O mais importante de todos, obviamente, é o berço. Certifique-se de escolher um que atenda às normas de segurança e que tenha um colchão firme.

Além do berço, você também precisará comprar uma poltrona de amamentação, um carrinho de passeio, um bebê conforto, uma cadeirinha para transportar o pequeno no carro (de acordo com a idade da criança), um trocador, uma babá eletrônica, entre outros.

É claro que existem vários outros itens de maternidade que não foram citados neste texto. Este checklist contém apenas o essencial para o enxoval para bebê. Se você comprar tudo o que nós citamos aqui, não precisará se preocupar com mais nada durante um bom tempo.

Você está montando o enxoval do seu bebê? Nossos produtos são feitos por bordadeiras exclusivas, em quantidades limitadas, para que a qualidade seja a melhor possível. Todos os itens que você encontra em nosso site estão disponíveis à pronta entrega.

Está procurando por uma loja de confiança com produtos de qualidade? Então acesse já a nossa loja virtual!

Você também pode gostar

Deixe um comentário