fbpx

O que não te contaram sobre ser mãe de primeira viagem

4 minutos para ler

Ser mãe de primeira viagem desperta várias inseguranças e medos. De fato, as descobertas da nova jornada mudam a vida da mulher em todos os sentidos. Como não existem regras para cuidar de uma criança, você precisa usar bastante sua intuição, buscar o máximo de conhecimento possível e evitar erros.

O grande segredo, aqui, envolve ter consciência de que cada experiência é unica. Porém existem algumas questões de que ninguém fala, mas que fazem toda diferença na prática. Só assim será possível viver a maternidade sem tantas cobranças e com um olhar sereno sobre o aprendizado diário.

Quer saber mais? Vamos mostrar alguns segredos sobre ser mãe de primeira viagem. Acompanhe!

Noites diferentes

Se você já ouviu falar que o sono muda depois do nascimento do primeiro filho, prepare-se! Isso acontece porque muitas mães demoram um tempo até ajustar os horários do seu sono com os do recém-nascido. Por exemplo, enquanto eles dormem no meio do dia, é natural arrumar a casa ou fazer coisas pessoais para aproveitar o tempo.

O problema é que, já nas primeiras semanas, a mãe acaba ficando exausta pelo excesso de funções, pois também não descansa enquanto o bebê dorme. Assim, o mais indicado é se adaptar aos horários do pequeno e dormir, justamente, enquanto ele dorme. Como resultado, se ele ficar acordado de madrugada, a maratona de mamadas fica mais fácil.

Excesso de comparações

As comparações de todos os tipos são comuns na vida das mães de primeira viagem. Sempre vai ter alguém para falar que o filho de outra pessoa está mais desenvolvido, que você está cuidando de maneira errada, que o sono desregulado é culpa dos pais e por ai vai.

Em um momento de sensibilidade como a gravidez e o puerpério, essas palavras podem magoar e gerar o sentimento de culpa. Em função disso, por mais que seja difícil, busque abrir o pensamento e se libertar desse tipo de “fiscalização”.

Afinal de contas, cada criança tem seu próprio ritmo e as mães sempre sabem o melhor para cuidar de seus bebês, mesmo que usem um método particularmente personalizado.

Força inimaginável

Pare um minuto e pense nas coisas que você já viu uma mãe guerreira fazer por seu filho. São histórias de todos os tipos, e as próprias mães próximas, como a sua, tornam-se referência de força fora do comum. Saiba que esse instinto leoa, muitas vezes, não aparece no exato momento em que a gravidez é descoberta.

Algumas mulheres acreditam, por exemplo, que não vão conseguir passar por um parto normal ou garantir a segurança do filho. Tenha em mente que o processo de transformação da mulher em mãe acontece naturalmente e o mais indicado é vivê-lo passo a passo. Assim, no momento, surge uma leoa de força e amor inimagináveis.

Vida conjugal transformada

Não dá para negar, a vida do casal realmente muda depois do nascimento do primeiro bebê. Na prática, as prioridades são outras e todas as funções da casa giram em torno da criança para adaptá-la ao novo ambiente. O diferencial é que a dinâmica do relacionamento também passa por uma transformação.

Dessa maneira, o mais recomendado é não deixar de enxergar o seu parceiro dentro do relacionamento homem e mulher. Claro que as prioridades mudam, mas tente contar com o máximo de ajuda possível para ter momentos a sós em intervalos estratégicos e conquistar uma rotina personalizada.

Dúvidas na amamentação

A amamentação é uma preocupação recorrente das mães. Nunca se sabe se o bebê vai conseguir a pega adequada, como vai ser a produção de leite e o possível desenvolvimento de mastites. Diante de tantas dúvidas, busque apoio em grupos especializados ou cursos feitos especialmente para ajudar nesse momento. São inúmeras opções disponíveis, inclusive nos próprios hospitais que são bastante esclarecedoras.

Pronto! Agora você já sabe quais são os segredos para a mãe de primeira viagem. O mais importante é avaliar que, entre erros e acertos, essa relação de amor imensurável é construída. Como consequência, todo esforço vale a pena e os desafios são encarados de maneira única com o intuito de oferecer o seu melhor sempre.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário