fbpx

Pomada para bebês: prevenção ou tratamento?

4 minutos para ler

As assaduras em bebês são uma irritação na pele que ocorre principalmente na virilha e ao redor das genitais. Existem vários fatores que podem causar assaduras além da falta de higiene e excesso de umidade, como calor, trocas de fraldas frequentes, falta ou uso excessivo de pomada e até mesmo a amamentação.

O tratamento mais recomendado pelos médicos pediatras para assaduras em bebês são as pomadas, no entanto poucos pais sabem que existem pomadas para prevenir e pomadas para tratar as assaduras.

A seguir nós mostraremos quais são as melhores pomadas para bebês e quais delas são indicadas para tratamento e prevenção. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

Como identificar as assaduras em bebês?

Como dissemos no início, as assaduras, em casos mais leves, são caracterizadas pela vermelhidão, irritação da pele e brotoejas (pequenas bolhas com líquido dentro). O bebê pode sentir certa coceira e ardência no local.

Se as assaduras não forem tratadas corretamente o caso pode se agravar, transformando a irritação em uma inflamação. Nesses casos, pode ocorrer a descamação da pele do bebê. Os pequenos sentem tanta dor que mal conseguem usar as fraldas.

Quais são as melhores pomadas para bebês?

Atualmente, há no mercado uma grande variedade de marcas e tipos de pomadas contra assaduras. Embora esses produtos possam parecer todos iguais, existem, sim, grandes diferenças entre eles que vão muito além do preço.

As pomadas mais indicadas para a prevenção de assaduras são aquelas à base de óxido de zinco e petrolato — essas substâncias agem como uma barreira de proteção para a pele e diminuem o atrito com a fralda. Já as melhores pomadas para tratamento de assaduras são aquelas que associam nistatina com óxido de zinco e miconazol genital.

Confira a seguir quais são os pontos positivos e negativos das pomadas para bebês mais populares e veja quais delas são indicadas para tratamento ou prevenção de assaduras!

Hipogloss

Você pode encontrar essa pomada em vários tamanhos diferentes. Além disso, o preço do produto é muito acessível. O aroma da pomada gera muita divergência: enquanto uns adoram, outros odeiam. Portanto essa é uma questão de gosto.

O ponto negativo da Hipogloss é a sua consistência um pouco mais grossa, o que dificulta tanto a aplicação quanto a remoção. É justamente por isso que essa pomada não é tão recomendada para a prevenção de assaduras: o atrito necessário para retirar o produto da pele pode acabar causando irritações.

Dermodex

A Dermodex tem um cheiro mais agradável e é mais fácil de aplicar, se comparada a Hipogloss. No entanto o preço dessa pomada é bem mais elevado, principalmente a versão para tratamento.

A vantagem da Dermodex é que ela tem os dois tipos de pomada: para prevenção e para tratamento. Se o seu bebê está com assaduras muito intensas, então vale a pena investir um pouco mais e comprar a versão para tratamento, pois ela contém todas as substâncias que citamos anteriormente.

Bepantol

A Bepantol Baby é indicada tanto para a prevenção quanto para o tratamento de assaduras, no entanto existe um produto específico para tratamento. A Bepantol é uma pomada excelente: o cheiro é agradável, é fácil de aplicar e de ser removida.

O único ponto negativo é o preço. Assim como a Dermodex, a pomada Bepantol pode pesar no orçamento da família, por isso é indicada para ser usada somente à noite ou em casos mais graves de assadura.

O que fazer quando a pomada não for o suficiente?

Em casos mais graves de assadura, nem mesmo a pomada mais cara e mais potente do mercado vai conseguir cicatrizar as feridas na pele do bebê. Infelizmente, quando isso acontece, não há outra solução se não levar a criança ao hospital.

O médico provavelmente recomendará o uso de uma pomada com corticoide de baixa potência, antifúgicos e antibióticos tópicos. É por isso que investir em boas pomadas para bebês é tão importante para prevenir esses problemas.

Gostou deste texto? Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a vida dos bebês e maternidade? Então curta já as nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas postagens. Estamos no Facebook e no Instagram.

Você também pode gostar

Deixe um comentário