fbpx

5 sinais que indicam que você está grávida

3 minutos para ler

Muitas pessoas não sabem exatamente quais são os principais sintomas de uma gravidez. Mas conhecer os sintomas precocemente é uma ótima maneira de fazer com que a mulher fique mais atenta às alterações no seu corpo, identifique a gestação o mais rápido possível e consiga ter mais qualidade de vida durante a gravidez.

Os sintomas devem ser observados com mais cuidado, principalmente após o atraso menstrual e após o surgimento de um conjunto de sintomas simultaneamente. Se você ficou curiosa e quer saber quais são os cinco dos principais sintomas que indicam uma gravidez, siga com a gente!

Mamas inchadas e sensíveis

Nas primeiras semanas, a mulher pode ter os seios mais sensíveis e o fenômeno ocorre em razão da reação dos hormônios que fazem grandes estímulos de suas glândulas mamárias para preparar o corpo da mulher para amamentar o seu bebê. Outro ponto são os mamilos mais sensíveis e inchados e ,ainda, a aréola pode ficar mais escura do que o normal devido ao aumento de fluxo sanguíneo no lugar.

Enjoo e vômito

O vômito matinal e recorrente é outro grande sintoma que aparece normalmente nos primeiros quatro meses de gravidez. É muito comum que a mulher tenha um grande aumento de enjoos e vômitos são comuns em decorrência das mudanças hormonais.

Vale lembrar de que as náuseas podem não estar acompanhadas por vômitos, e por sinal, é mais comum que o enjoo surja e suma sem que a mulher tenha vomitado, sobretudo durante a manhã.

Vontade de urinar a todo o momento

O aumento das idas ao mictório se dá por conta de duas razões: a primeira delas é que, com o aumento de líquidos passando pelo corpo da mulher, os rins têm seu funcionamento mais acelerado e acabam trabalhando mais.

A segunda razão é a de que o crescimento do útero provoca uma maior pressão da bexiga, isso faz com que o corpo não consiga reter a urina. Uma dica para amenizar a quantidade de idas ao banheiro é inclinar-se para frente no momento em que for urinar, assim você esvazia a bexiga, e por consequência reduz as suas idas ao banheiro.

Excesso de sono de cansaço

Com a grande quantidade de hormônios circulando e com a diminuição da quantidade de açúcar no sangue, o metabolismo da mulher fica mais lento e isso acaba deixando com muito mais sono do que o normal.

Uma boa dica é fazer repousos após as refeições, e quando estiver em ambientes de trabalho, ficar em cadeiras mais confortáveis e fazer pequenas pausas sempre que possível.

Constipação

Os níveis elevados de progesterona aliadas à compressão do intestino causada pela dilatação do útero fazem com que a maioria das grávidas fique com prisão de ventre.

Outro grande incômodo é a produção de gases gerados por conta do relaxamento da musculatura, sobretudo a do sistema digestivo, o que faz com que os alimentos demorem muito mais tempo para ser digeridos. Por isso, é importante fazer uma alimentação mais leve e mais balanceada durante o período da gravidez.

Gostou deste artigo? Continue navegando pelo nosso site e leia nossas demais publicações.

Você também pode gostar