fbpx

Passo a passo iniciar a alimentação do bebe

4 minutos para ler

À medida que um bebê cresce, surge a necessidade de inserir em seu cardápio diário alguns tipos de alimentos além do leite materno, afinal, é preciso manter as reservas de ferro e outros nutrientes sempre em alta.

Claro, esse é também um momento bastante empolgante para os pais, que podem apresentar aos seus filhos um universo totalmente novo de sabores e texturas, que vão de um brócolis suculento até um abacate extremamente cremoso.

Mas, como fazer para iniciar a alimentação do bebê da maneira correta, tornando essa fase eficiente e divertida para os pequenos? Para descobrir, acompanhe o passo a passo incrível que preparamos abaixo!

Como saber se o bebê está pronto para iniciar a alimentação?

Segundo a Academia Americana de Pediatras (AAP), existem alguns sinais que mostram que uma criança já está preparada para começar a receber alimentos com diferentes texturas. Por isso, é preciso que os pais fiquem de olho nos seguintes pontos:

  • Posição da cabeça: seu bebê já consegue manter a cabeça erguida sozinho? Se a resposta for positiva, então é um bom momento para começar a colocá-lo na cadeirinha de alimentação e iniciar o processo;
  • Peso da criança: a alimentação do bebê deve ser iniciada quando a criança apresentar pelo menos o dobro do peso que tinha quando chegou ao mundo, o que ocorre por volta dos 4 meses de vida;
  • Movimento da boca: ao observar você se alimentando, seu bebê abre a boca? Então, saiba que esse é um excelente sinal de que ele está receptivo a uma alimentação diferenciada e saberá, com a sua ajuda, o que fazer quando os alimentos se aproximarem.

Nesse primeiro contato com a comida, é normal que o bebê empurre o alimento para fora da boca com a língua. Isso acontece porque ele ainda não está acostumado com a textura, muito diferente da do leite materno.

No entanto, não desista! Com o tempo a criança desenvolverá essa aptidão e tudo ficará mais simples.

Aprenda o passo a passo de quando e o que dar ao seu bebê de acordo com a idade

Antes de iniciar a alimentação do bebê, é importante ter em mente que o leite materno não deve ser substituído tão cedo, ou seja, o ideal é continuar oferecendo essa fonte de vitaminas diariamente, certo?

Bebês de 4 a 6 meses

Nessa fase, os alimentos sólidos devem representar apenas uma pequena porção das calorias ingeridas pela criança. Logo, quase toda a energia de que ela precisa ainda deve vir da amamentação.

No entanto, é possível incluir no cardápio cerca de quatro colheres de sopa de alimentos com diferentes texturas, como:

  • Purês de frutas e verduras;
  • Cereais de aveia ou quinoa.

Bebês de 6 a 9 meses

Essa é uma fase em que as crianças ainda dependem, quase que totalmente, do leite materno. O que isso significa? Que os bebês devem ser amamentados a cada três ou quatro horas, independentemente da alimentação sólida inserida na dieta.

Por volta dos 7 meses, entretanto, já é possível criar uma rotina para os pequenos, com três refeições diárias, ainda mantendo purês de frutas e verduras, além dos cereais (agora em maior quantidade).

Bebês de 9 a 12 meses

Por volta dessa idade, a maioria dos bebês já estão prontos para ingerirem predominantemente alimentos sólidos e salgados, que lhe fornecerão quase metade das calorias diárias necessárias para um desenvolvimento saudável.

Essa também é a fase em que as crianças tendem a querer experimentar os alimentos que os pais estão comendo, já que o seu paladar está em pleno avanço. Logo, tente oferecer:

  • Queijos leves;
  • Iogurte;
  • Pedaços pequenos de frutas e vegetais;
  • Proteínas, como peito de frango e ovos (sempre em tamanhos digeríveis).

Bebês com mais de 12 meses

Quando o bebê chegar até a idade de um ano, sua alimentação será basicamente composta por alimentos sólidos (que devem ser picados para evitar asfixia). Nessa fase também já é possível adicionar novos itens ao cardápio, como:

  • Leite de vaca;
  • Arroz;
  • Pães;
  • Vegetais cozidos;
  • Carne vermelha;
  • Feijão.

Sempre que algo novo for oferecido à criança, lembre-se de tornar a experiência leve e divertida, dando o tempo necessário para que ela se acostume com a textura e o sabor.

Agora que você já sabe mais sobre o tema, aproveite para conhecer nosso site! Estamos prontos para ajudar no que for preciso.

Você também pode gostar

Deixe um comentário