fbpx

Os 4 primeiros cuidados com bebê que toda mamãe deve ter

4 minutos para ler

A maioria das mamães devem concordar que, assim que nasce um bebê, nascem com ele o medo e a insegurança. Isso se intensifica ainda mais no caso das mamães de primeira viagem, que carregam consigo o peso de se sentirem inexperientes e despreparadas para lidar com os desafios da maternidade e administrar todos os cuidados com bebê.

Embora esses sentimentos sejam comuns e absolutamente normais, é preciso estar preparada para lidar com as necessidades do bebê em seus primeiros meses de vida, afinal, eles dependem de todo tipo de cuidado para se desenvolverem de forma satisfatória.

Pensando na complexidade de lidar com esses desafios iniciais da maternidade, reunimos, neste post, os 5 primeiros cuidados com bebê que toda mamãe deve ter. Ficou interessada em aprender? Continue conosco e confira!

1. Primeiro banho

Embora as enfermeiras na maternidade ensinem as principais técnicas para o banho do bebê, ao chegar em casa, a maioria das mamães acaba se amedrontando diante desse enorme desafio. A verdade é que o primeiro banho do bebê exige muitos cuidados simultâneos, mas com calma é possível fazê-lo com facilidade. Para isso, atente-se aos seguintes pontos:

  • encontre uma posição em que tenha firmeza no braço;
  • mantenha as orelhinhas do bebê longe da água;
  • posicione a banheira na altura adequada;
  • peça a supervisão de outra pessoa durante o banho;
  • utilize sabonete neutro próprio para recém-nascido.

2. Cólicas

Nos primeiros meses de vida, os bebês não têm a estrutura necessária para realizar todo o processo digestivo de forma adequada, e isso acaba gerando as tão temidas cólicas. Embora existam técnicas para amamentar corretamente e remédios que ajudem, a verdade é que inevitavelmente a maioria dos bebês vai sofrer com cólicas no começo da vida.

A principal forma de ajudar seu bebê com cólica é fazer compressas com água morna, massagear sua barriguinha, usar remédios fitoterápicos indicados pelo pediatra e dar muito carinho enquanto ele passa por esse momento delicado. Embora as madrugadas pareçam intermináveis quando o bebê está com cólicas, essa fase passa rápido, pois por volta dos 4 meses o intestino do bebê se acostuma com o fluxo de alimentos e, então, as cólicas se tornam mais esporádicas.

3. Amamentação

Amamentar é um ato de amor que, além de criar laços entre mamãe e filhinho, favorece a saúde dos bebês, sendo recomendada pela OMS até os dois anos de vida ou mais. Porém o início da amamentação é muito sofrido para a maioria das mulheres, que podem acabar desistindo e se rendendo às fórmulas infantis.

Para que você consiga amamentar seu filho e minimizar o sofrimento inicial da amamentação, é indicado massagear os seios, guiar seu recém-nascido para a pega correta e fazer uso de pomadas e outros acessórios que minimizam a dor inicial da amamentação e garantem a produção de leite, como as bombas extratoras e as conchas de seios.

A principal dica em relação a amamentação é paciência, pois com o passar dos dias seu filho aprende a mamar, você aprende a guiá-lo e o processo se torna cada vez mais prazeroso para ambos!

4. Posição para arrotar

Outro cuidado com bebê essencial e bastante temido pelas mamães é a posição para arrotar. Isso, porque existe o risco de que o bebê se afogue caso durma sem realizar o processo de arroto da forma correta.

Embora esse seja um medo que assombra o sono das mamães, é importante manter o bebê em posição vertical por pelo menos 20 minutos após cada mamada e colocá-lo para dormir com a cabeça levemente erguida — o que pode ser feito com a ajuda de um travesseiro antirrefluxo ou inclinando o carrinho, caso o bebê durma em um.

E então, gostou das nossas dicas sobre os primeiros cuidados com bebê? Para que você se sinta mais segura, procure ler e aprender mais sobre o assunto, procurando por fontes confiáveis e tirando suas dúvidas com especialistas sempre que possível.

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar um relato que possa ajudar outras mamães de primeira viagem? Então deixe um comentário neste post!

Você também pode gostar

Deixe um comentário