fbpx

3 dicas para fazer um ensaio fotográfico de bebê

Ensaio fotográfico de bebê
4 minutos para ler

As crianças crescem assustadoramente rápido, por isso é normal que as mamães queiram registrar cada momento desde o nascimento de seus pequenos com fotografias. No entanto, fazer um ensaio fotográfico de bebê, seja ele feito por um fotógrafo profissional ou pelos próprios pais, não é uma tarefa fácil.

O ensaio precisa ser planejado nos mínimos detalhes para que o ensaio ocorra da forma mais rápida possível, caso contrário, os pequenos ficarão irritados e as fotos não sairão boas. Se você quer fazer um ensaio fotográfico do seu bebê, então continue com a leitura e confira as nossas dicas para fazer um ensaio perfeito!

1. Escolha um local quieto e iluminado

Enquanto algumas famílias preferem fazer o ensaio dentro de estúdios, ou até mesmo dentro de casa, hoje em dia tornou-se uma tendência levar os pequenos ao ar livre para tirar fotos. Se você também prefere ensaios ao ar livre, tome bastante cuidado na hora de escolher o local para as fotos.

O ideal é que o ensaio seja realizado em um lugar quieto e com pouco movimento, dessa forma as crianças não ficarão assustadas ou distraídas durante as fotos. Além disso, também recomendamos que você escolha um local em que a luz natural possa ser aproveitada, pois esse tipo de iluminação deixa as fotos mais naturais e bonitas.

2. Use o flash com cautela

Embora no tópico anterior tenhamos falado sobre as vantagens do uso da luz natural, o flash pode ser necessário em algumas ocasiões. Se as fotos forem tiradas contra a luz, como no pôr do sol, é necessário usar o flash.

O flash não pode ser usado muito perto do bebê, no entanto, se ele ficar muito longe a foto pode sair escura. Para solucionar esse tipo de problema, indicamos o uso de rebatedores e difusores de luz. O difusor tem a função de filtrar e diminuir a intensidade da luz, como as nuvens fazem com o sol. Para conseguir esse efeito, basta colocar uma folha de papel vegetal entre a luz e o bebê. Para rebater a luz, você pode usar cartolinas brancas ou isopor.

3. Faça um planejamento das roupas usadas no ensaio

Todas as roupas que serão usadas no ensaio devem ser escolhidas e separadas previamente, isso serve tanto para as roupas do bebê quanto para as demais pessoas que aparecerão no ensaio, se esse for o caso. Para fotos de bebês e crianças indicamos usar tons alegres. As cores claras também ajudam a refletir a luz do flash. Outra dica valiosa é escolher roupas que contrates com o cenário escolhido para o ensaio.

Os pais e o fotógrafo também precisam decidir com antecedência os trajes que serão usados em determinado cenário. Recomendamos que você aposte em peças que sejam confortáveis que sejam fáceis de colocar nas crianças. Além disso, o número de trocas não deve ser muito grande, pois muitos bebês não gostam de trocar de roupa.

Temos certeza de que seguindo as dicas que citamos neste texto você vai conseguir fazer um ensaio fotográfico de bebê maravilhoso! Lembre-se apenas de ter muita paciência, pois os pequenos têm o tempo deles, então não adianta ficar bravo ou tentar forçá-los a tirar as fotos. A melhor opção é seguir o ritmo e as vontades do bebê.

Restou alguma dúvida ou tem outra ideia incrível que pode ser usada? Deixe um comentário abaixo e nos conte sua experiência!

Você também pode gostar

Deixe um comentário