fbpx

Saiba os impactos de ter Coronavírus na gestação:

4 minutos para ler

A gestação é sempre um momento mais delicado na vida das mulheres, ainda mais quando novas doenças surgem e podem gerar um impacto negativo no desenvolvimento da gravidez, como é o caso do novo Coronavírus.

Já faz algum tempo que o Coronavírus, agente da Covid-19, vem tirando o sono de uma infinidade de pessoas em todo o mundo. Principalmente no Brasil, seus efeitos têm sido catastróficos, visto que milhares de vidas já foram perdidas.

Nesse contexto de pandemia, surgem questões sobre a relação entre a saúde das gestantes e a contaminação pelo novo vírus. Quais seriam os impactos do novo Coronavírus da vida das mulheres? E na vida de seus pequenos?

Pensando nisso, e na saúde de nossas consumidoras, separamos algumas informações sobre os impactos e as medidas preventivas, tal como políticas públicas que estão sendo implementadas no atual momento.

Principais impactos do Coronavírus em gestantes

Muito se desconhece sobre a totalidade de impactos causados pelo novo Coronavírus, no entanto já se pode constatar que as gestantes representam um grupo de risco para a doença.

Durante o período da gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de transformações fisiológicas, vasculares e metabólicas que, dependendo do grau de risco, podem ser complicadoras da Covid-19. Por isso, as gestantes correm um risco de vida que chega a ser 13 vezes maior do que em pessoas da mesma faixa etária, estando em perigo ao mesmo tempo a vida do bebê.

A probabilidade de ter um parto prematuro também é aumentada. Muitas vezes as gestantes são privadas da escolha entre um parto normal ou uma cesárea.

Outro fator da contaminação são as gestantes internadas ao apresentarem problemas respiratórios. Elas desenvolvem mais possibilidades de posteriormente se tornarem:

– Asmáticas;

– Hipertensas;

– Diabéticas (tipo 2);

– Obesas, além de poderem apresentar doenças autoimunes.

Quais providências vem sendo tomadas em relação às gestantes? O que elas devem fazer?

Os problemas gerados pelo novo Coronavírus são desastrosos, mas podem ser prevenidos. Os cuidados são imprescindíveis, tanto para as mulheres grávidas, quanto para as mulheres que planejam ter um bebê nos próximos tempos.

Por isso é sempre importante:

  • Se alimentar bem;
  • Manter o distanciamento social;
  • Lavar as mãos;
  • Higienizar bem as superfícies;
  • Usar máscaras de proteção.

Em alguns hospitais, o isolamento da gestante durante o parto foi uma das medidas de prevenção estabelecidas.

Visto que o direito de ter um acompanhante é previsto na Lei 11.108/2005, por relacionar-se ao bem-estar emocional das pacientes, a medida gerou discussões e foi bastante questionada pelo fato de possibilitar um agravamento de problemas na condição psicológica das mulheres.

A atual situação estabelecida pelo novo Coronavírus traz complexidades para toda a sociedade, em níveis que ainda não foram contabilizados com exatidão. É preciso prevenir a doença sem implicar no desenvolvimento de outras doenças e malefícios, mas tudo é muito novo ainda.

Alguns projetos de politicas públicas, preveem a prioridade de gestantes e puérperas durante o processo de vacinação, devido aos fatores de risco.

A antecipação da vacina é uma das principais medidas que podem colaborar com mamães e bebês, para que evitem problemas em várias esferas da saúde, tanto física, como psicológica.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nossas demais publicações do blog. Aproveite também e acesse nosso site.

Você também pode gostar

Deixe um comentário