fbpx

Saiba como os laços afetivos que os primeiros contatos entre mãe e filho se estabelecem

Laço afetivo
5 minutos para ler

O laço afetivo entre mãe e filho começa desde o momento da gestação. De fato, apesar do amor só crescer junto com a barriga, a partir da data em que o bebê nasce é preciso tomar alguns cuidados para que esse vínculo se estabeleça de forma significativa também na concepção do pequeno.

Saiba que isso vai muito além da amamentação. São pequenas percepções afetivas que incluem os estímulos do pai e de outros familiares em uma verdadeira força-tarefa na construção de um ambiente cheio de proteção para uma infância feliz.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo etapas importantes na construção do laço afetivo entre os bebês e a família. Acompanhe!

Construção de ambiente afetivo

Os laços afetivos entre mãe e filho começam na descoberta da gravidez, passam pelo desenvolvimento da gestação e alcança o auge no parto. No entanto, no período pós-parto é que o apego do recém-nascido com os pais se estabelece, especialmente, com a mãe devido a amamentação.

Essa construção de bases firmes na relação de uma família é essencial para tornar o vínculo mais harmonioso e, no futuro, ajuda no crescimento da criança com a intenção de torná-la independente e com a saúde mental bem estabelecida.

O melhor caminho aqui é que você pense no seu bebê desde o início como uma planta que terá tempo para nascer, crescer e florescer ao ser cuidada com atenção, amor e carinho. Desde muito cedo, a criação de um ambiente afetivo se estabelece por meio da comunicação e do respeito ao próximo.

Atenção especial ao pai

Claro que nos primeiros momentos a atenção da nova mamãe se volta completamente para o recém-nascido. Afinal de contas, o pequeno é completamente dependente e é preciso tempo para adaptar a rotina de sono e amamentação do bebê, o que exige uma dedicação praticamente ininterrupta.

Mas mesmo com a privação de sono e adaptação as demandas do bebê, a construção do vínculo em família deve incluir o pai como parte importante do processo. Então, sempre que possível divida a lista de tarefas.

Por exemplo, quando o choro de madrugada for a fralda cheia, o papai pode ser o responsável pela troca e por acalmá-lo até que pegue no sono novamente. Incluí-lo nas atividades reforça a sensação de segurança do bebê, impede que a mãe fique sobrecarregada e ajuda ainda a reforçar os laços da família.

Vale ressaltar que em caso de mamães solo, esse processo pode ser assumido por alguém próximo ou mesmo pela própria mãe. O importante é o bebê sentir-se seguro e amado por aqueles que estão ao seu redor.

Pequenas percepções

Pode até não parecer em um primeiro momento, mas os bebês percebem o que acontece ao seu redor de maneira sútil. Por este motivo, entenda que as crianças nos primeiros meses de vida se relacionam a partir da voz de quem cuida dela, o toque dos pais, o ritmo do corpo e a amamentação.

Assim, são construídas pequenas experiências emocionais que servem como auxílio no desenvolvimento do aprendizado em longo prazo. Muito antes de compreender palavras, os bebês têm a percepção sensível para gestos. Logo, faça massagens relaxantes, tenha um modo gentil durante o banho e as trocas e cante com frequência para o pequeno.

Inclusão da família

A chegada de uma criança é uma grande alegria para toda a família. Dessa maneira, se mostra fundamental que todos criem laços afetivos com o pequeno e sejam participativos desde o nascimento. Essa rede de amor é um amparo precioso para que a criança ganhe confiança e se sinta verdadeiramente amada.

Uma boa forma de desenvolver a memória afetiva junto aos entes queridos é pedir o auxílio deles na escolha do enxoval. Assim, avôs, tios, primos e amigos próximos podem participar de maneira direta desde o início da gestação e ajudar na seleção de itens e peças de roupas para momentos importantes da vida do pequeno.

Pronto! Agora você já sabe como reforçar o laço afetivo com o bebê. O mais importante é ter consciência de que cada momento da caminhada como mãe é mágico e pode ser potencializado quando conta com a participação de pessoas queridas. Sem contar que esse tipo de cuidado é muito benefício no desenvolvimento de crianças confiantes e felizes.

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte como sua família participa do enxoval.

Você também pode gostar

Deixe um comentário