fbpx

Você conhece as 5 linguagens do amor? Confira agora!

As 5 linguagens do amor
6 minutos para ler

Entre todos os sentimentos existentes, o amor é o mais difícil de ser expressado. Muitas vezes, apenas dizer “eu te amo” não é o suficiente para demonstrar todo o carinho que você tem por alguém. Isso porque, o amor é um sentimento extremamente complexo e que pode ser manifestado de várias formas — e não apenas com palavras.

Segundo Gary Chapman, autor do livro “As 5 Linguagens do Amor”, esse sentimento tão intenso pode ser expressado de 5 maneiras diferentes. O livro foi criado para ajudar casais que não conseguem expressar o que se passa em seus corações, no entanto, as dicas de Gary Chapman também podem ser usadas para melhorar relacionamentos com amigos e familiares.

Quer saber quais são as 5 linguagens do amor? Então continue com a leitura!

Palavras de afirmação

Esse talvez seja o método mais utilizado para demonstrar afeto. De forma resumida, as palavras de afirmação nada mais são do que expressar carinho por meio da comunicação verbal, ou seja, usar elogios ou palavras de apreço para fazer o outro entender seus sentimentos, como: “você ficou lindo com esse novo corte de cabelo”, “o jantar ficou maravilhoso hoje”, “você é o melhor amigo que alguém poderia ter” e assim por diante.

Com as palavras de afirmação, passamos a ver o mundo e a nós mesmos por meio da perspectiva de outra pessoa. Lembre-se, é claro, de que você não precisa minimizar uma pessoa para engrandecer outra.

Essa forma de linguagem do amor também pode ser feita com linguagem não verbal. Há quem goste de receber citações edificantes, mensagens motivacionais e notas escritas de carinho. Se você é do tipo de pessoa que consegue se expressar melhor escrevendo que falando, então vale a pena investir nas palavras de afirmação escritas.

Tempo de qualidade

Esta linguagem de amor caracteriza-se por dedicar toda a sua atenção às pessoas que você ama. A qualidade do tempo é mais importante que a duração, por exemplo, é muito mais indicado você fazer uma caminhada de meia hora com a pessoa amada e se dedicar totalmente a ela do que sair para jantar e ficar no celular.

O tempo de qualidade talvez seja a forma de demonstrar carinho mais importante na atualidade. A correria do dia a dia e o número de tarefas que demandam a nossa atenção, seja elas dentro de casa ou no trabalho, é tão grande que acabamos deixando de dar a devida atenção às pessoas que amamos.

Portanto, reserve um tempinho do seu dia para brincar com seus filhos, conversar com seus cônjuges, ligar para os familiares e assim por diante. Faça com que esse tempo seja agradável, dedique-se de corpo e alma. Por menor que seja esse tempo, você vai perceber como as pessoas se sentirão valiosas por terem recebido a sua atenção.

Toque físico

Enquanto alguns preferem expressar seus sentimentos por meio de palavras, outros preferem usar o contato físico para demonstrar carinho. O toque físico em um relacionamento como casamento ou namoro vai muito além das relações sexuais. Fazer cafuné, andar de mãos dadas, beijar, dar abraços longos e apertados, todos esses tipos de toques físicos são essenciais dentro de uma relação.

Dependendo da intensidade do toque e do momento em que acontece, ele pode ser lembrado por muito tempo. Você certamente deve se lembrar, por exemplo, do seu primeiro beijo até hoje. Toques rudes e indesejados também ficam na memória, por isso, tenha cuidado para não deixar uma marca negativa.

Existem pessoas que não gostam de contato físico e isso é totalmente compreensível. No entanto, se o seu parceiro é alguém que necessita desse tipo de demonstração de carinho, não custa nada ceder aos toques físicos vez ou outra. Afinal, para que um relacionamento dê certo, é preciso corresponder às necessidades do outro.

Formas de servir

Quando a principal linguagem do amor são os atos de serviços, significa que as pessoas se sentem queridas quando você faz alguma tarefa. Isso não significa se tornar um serviçal, afinal existem várias formas simples de servir que são capazes de deixar qualquer parceiro feliz, como: lavar a louça, fazer o prato preferido do seu cônjuge, consertar a fechadura, buscar os filhos na escola, entre outros.

Ao fazer esses pequenos serviços, você ajudará a diminuir os afazeres do outro. Essa linguagem de amor é essencial em um casamento para que uma das partes não fique sobrecarregada. Afinal, quem não fica feliz ao receber ajuda? Vale ressaltar que os atos de serviço devem ser realizados espontaneamente, não espere o outro pedir por ajuda para tomar uma atitude. As melhores ações são aquelas feitas de coração.

Presentes

A pessoa mais sensível para a linguagem de receber presentes sente-se valorizada e amada ao receber esse tipo de afeto. Muitas vezes o que importa é o gesto e não o valor do presente. Podemos citar como exemplo as pessoas que gostam de ganhar chaveiros dos amigos que foram viajar, o chaveiro não é um objeto valioso, mas o que deixa a pessoa feliz é saber que seus amigos se lembraram dela.

Se você quer agradar seus amigos, familiares e seu parceiro, então especialize-se em dar presentes, principalmente fora de datas especiais. Quanto maior for a surpresa, melhor será a sensação de gratidão gerada no outro.

A linguagem de dar presentes talvez seja a mais fácil de acertar, pois não há quem não goste de presentes, no entanto, cuidado para não criar um relacionamento por interesse.

O livro “As 5 Linguagens do Amor” foi publicado em 1992, entretanto, as dicas contidas no livro são extremamente válidas no mundo atual. Temos certeza de que o seu relacionamento com amigos, família e amores vão melhorar muito se você seguir tudo o que foi proposto neste texto. O ideal é que as 5 linguagens de amor sejam ensinadas às crianças desde pequenos para que elas cresçam sabendo expressar seus sentimentos.

Gostou deste texto? Achou as 5 linguagens do amor um assunto interessante? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a demonstrar carinho de formas diferentes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário