fbpx

4 receitas de papinhas saudáveis para bebês

receitas de papinhas
4 minutos para ler

Para criar uma criança que se alimenta bem é preciso começar com um cardápio saudável desde muito cedo. Assim, as receitas de papinhas variadas devem fazer parte do seu dia a dia para estimular o gosto do pequeno por diversos sabores e a curiosidade diante de verduras, frutas e legumes.

O grande segredo, nesse caso, é ter em mente que o paladar pode ser treinado. Então, mesmo que o bebê não demonstre interesse em um primeiro momento por determinado alimento, vale a pena insistir. Cozinhá-lo de diferentes formas e apostar em criatividade no momento de oferecer é o que faz diferença.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 receitas de papinhas saudáveis para bebês que ajudam nos cuidados com a deglutição e são uma delícia.

1. Papinhas de tubérculos

O consumo de tubérculos é fundamental para manter a saúde dos bebês em dia e ajudam a sentir mais saciedade. Uma receita muito interessante de papinhas, nesse caso, envolve frango, batata, inhame e beterraba. O sabor é uma delícia para os pequenos e soma muitos nutrientes.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de cebola picada;
  • 1 filé de frango;
  • 1 inhame picado;
  • 1 batata pequena picada;
  • 1 beterraba pequena picada.

O modo de preparo é bem simples. Aqueça o óleo em uma panela, refogue o alho, a cebola e o frango. Adicione o restante dos alimentos, cubra com água e cozinhe até que tudo fique bem molinho. Ao final, basta amassar e servir.

2. Batata, carne, beterraba e couve-flor

Como diziam nossas avós, o caldo de carne é a famosa refeição que traz sustância aos bebês e é muito indicado na fase de desenvolvimento. Ao unir a carne com beterraba e couve-flor, então, o pequeno conhece novos sabores e ainda aproveita os benefícios da couve-flor que é rica em cálcio e ajuda na formação dos ossos.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de óleo vegetal;
  • 1 colher de chá de cebola picada;
  • 2 colheres de carne moída;
  • 1 batata pequena em cubinhos;
  • 1 beterraba pequena cortada em cubos pequenos;
  • 2 colheres de couve-flor picadinha.

O modo de preparo é o seguinte: aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e a carne moída. Em seguida, coloque a batata e a beterraba. Cubra os alimentos com água, tampe a panela e cozinhe até que tudo fique bastante macio e com um pouco de caldo. Logo depois, adicione a couve-flor e deixe no fogo por mais cinco minutos. Amasse tudo com um garfo antes de seguir. Rende entre duas a três porções.

3. Inhame

O inhame é um alimento repleto de benefícios. Ajuda a combater problemas respiratórios, aumenta a imunidade e faz bem para a visão. Ao somar tudo isso, ajuda também o seu bebê a transitar entre diferentes sabores que fazem toda a diferença na formação do paladar e estimula que ele siga se alimentando saudável.

Para o preparo coloque água até que o inhame esteja coberto. Em seguida, deixe cozinhar até que fique macio. O tempo médio costuma ser de aproximadamente 30 minutos. Ao final, espete o garfo e verifique se está realmente macio conforme a capacidade deglutição do seu bebê.

4. Cenoura com chuchu

Uma das opções mais práticas e saudáveis para oferecer aos pequenos são as papinhas de cenoura com chuchu. Por ser extremamente rica em fibras, melhora o funcionamento intestinal e ajuda o bebê a mantê-lo regulado, especialmente, quando ele consome fórmula em pó que tende a prender o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo vegetal;
  • 1 colher de chá de cebola picadinha;
  • 1 cenoura pequena cortada em cubinhos;
  • 1 chuchu cortado em cubinhos.

O modo de preparado também é bem simples. Refogue a cebola no óleo até começar a dourar, acrescente a cenoura, o chuchu e água para cozinhar. Quando o refogado estiver na textura para amassar, desligue o fogo e faça a papinha para o pequeno.

Pronto! Agora você já conhece receitas de papinhas para estimular os interesses do bebê e ajudar a mantê-lo saudável. O mais importante em situações como essa é buscar sempre ter criatividade na rotina, principalmente se você for mamãe de primeira viagem e ainda ter algumas dúvidas em relação a alimentação.

Oferecer alimentos que trazem diversos benefícios ao organismo da criança é de fundamental importância para o desenvolvimento saudável, além de desenvolver o paladar dos pequenos a se acostumem aos sabores mais diversos.

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário e nos conte qual a refeição preferida do seu pequeno.

Você também pode gostar

Deixe um comentário