fbpx

X sinais dos recém nascidos que todos os pais devem ficar atentos

4 minutos para ler

Os recém-nascidos ainda não possuem a capacidade de se expressarem através de palavras, no entanto, eles podem nos dizer exatamente do que precisam ou como se sentem utilizando sinais básicos e muitas vezes, bastante simples.

Ficar atenta a esses sinais é indispensável, já que percebê-los e responder a cada um deles faz com que seu bebê se sinta mais seguro e protegido. O resultado? A relação entre vocês é fortalecida, o que traz benefícios incríveis para o desenvolvimento da criança.

Você quer descobrir mais sobre o assunto? Então, basta continuar com a gente até o final deste artigo.

Por que é importante entender os pequenos sinais dados por um recém-nascido?

Definitivamente, há algo sobre os recém-nascidos que todo papai e mamãe precisam saber: eles dormem muito. Na verdade, podemos dizer que boa parte da sua rotina inclui repetições, como:

  • Ciclos de sono numerosos;
  • Diversas trocas de fralda;
  • Alimentação constante;
  • Choros em momentos específicos do dia ou da noite.

Quando o bebê com poucas semanas de vida está acordado, ele costuma passar por momentos muito breves de calmaria e atenção, que podem mudar rapidamente para momentos de inquietação.

Ao reconhecer cada um dos estados do recém-nascido, os pais podem entender com maior facilidade do que o pequenino precisa, seja conforto, uma boa soneca, um pouco de atenção e, até mesmo, se há algo errado e que merece atenção redobrada.

Por isso, lembre-se de sempre ficar de olho em qualquer comportamento anormal ou diferentedo seu bebê, combinado?

Conheça alguns sinais importantes dos recém-nascidos

Em um estudo conduzido por Thomas Berry Brazelton, renomado pediatra do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e professor da Universidade de Harvard, chegou-se à conclusão de que bebês de até dois meses organizam seus pensamentos de maneiras complexas e diferentes.

Tal estudo gerou a “Escala de Avaliação Comportamental Neonatal” (NBAS), capaz de traduzir pequenos sinaise necessidades das crianças nessa fase da vida.

Entre esses sinais, que devem ser observados pelos pais estão:

Inquietação e preocupação

Tal sinal é normalmente demonstrado pelo bebê através de:

  • Mãos, pés e cabeça se movimentando sem parar;
  • Pequenos grunhidos;
  • Sensibilidade a sons e movimentos.

Quando o recém-nascido apresenta esses sinais,significa que algo o está incomodando e precisa ser rapidamente mudado, seja o barulho ao redor, os cheiros ou até mesmo a temperatura.

Choro alto e intenso

O choro contínuo e estridente costuma ser acompanhado de:

  • Dificuldade de entrar em contato com o recém-nascido, que se mostra irritado com a aproximação dos pais;
  • Respiração funda;
  • Gritos que fazem a temperatura do bebê subir;
  • Musculatura tensa.

Embora o choro seja algo perfeitamente normal para um bebê, a intensidade pode ser sinal de que o pequeno está com fome, se sentindo sozinho ou com dores fortes de barriga. Por isso, caso nada seja capaz de acalmá-lo, não pense duas vezes antes de procurar um pediatra.

Cansaço

Quando o recém-nascido precisa descansar, ele normalmente irá sinalizar isso para os pais através de longos bocejos, agitação fora do normal, movimentação brusca e olhar distante. Também é comum que os bebês suguem os dedos e percam o interesse nas pessoas ou no ambiente ao redor.

Quando isso acontecer, é hora de dar um tempo para ele.

Fome

A recomendação dos médicos é que o recém-nascido seja alimentado a cada duas ou três horas, afinal, essa é uma fase de total desenvolvimento, o que requer muita energia para o bebê.

Para compreender que essa á a necessidade da criança no momento, fique de olho em dois sinais específicos:

  • O bebê procura o peito, virando-se na direção do colo da mãe;
  • Ele faz pequenos barulhos de sucção.

Logo, não é preciso esperar por intervalos predeterminados para amamentar. Um dos sinais acima foi observado? Então, é hora de garantir a refeição do seu bebê!

Ter um recém-nascido em casa pode ser algo desafiador para os pais. Mas, com um pouco de atenção e cuidado, é possível que ambos se saiam incrivelmente bem nessa tarefa, curtindo cada segundo ao lado do mais novo membro da família!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite para visitar nosso site!

Você também pode gostar

Deixe um comentário